sábado, 20 de fevereiro de 2010

Arte + terapia


Um meio de expressar sentimentos e potencializar a criatividade. É a arte como parte de um processo terapêutico, unindo a vitalização do fazer artístico ao bem estar psicológico. Um trabalho que venho desenvolvendo já há algum tempo e que tem trazido muita gratificação. A técnica não é nova, mas cada vez mais as pessoas têm conhecido e reconhecido os benefícios dessa atividade.

O objetivo principal é o enriquecimento da qualidade de vida das pessoas. E pode auxiliar na ampliação do conhecimento de si e dos outros, aumentar a auto-estima, ajudar a lidar com o estresse e as experiências traumáticas, além de desenvolver recursos físicos, cognitivos, emocionais, sem contar o prazer de desenvolver a arte, de ver o trabalho pronto.

Porém, vale lembrar que a intenção não é descobrir nenhum Picasso ou nenhuma Tarsila do Amaral. Não existe a preocupação estética. Apenas propõe-se que, utilizando os recursos artísticos livremente - pincéis, cores, papéis, argila, cola, figuras, desenhos, recortes - a pessoa possa expressar sentimentos inconscientes e ter o contato com o potencial criativo. Visa conectar a pessoa com o mundo interno, intuitivo, com a livre expressão criativa e emocional.

Sabemos o quanto uma obra de arte consegue, por si só, transmitir sentimentos como alegria, desespero, angústia e felicidade, de maneira única e pessoal, relacionadas ao estado espiritual em que se encontra o autor no momento da criação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário