sexta-feira, 26 de março de 2010

O círculo da iluminação

Mandala: palavra sânscrita para círculo de cura ou mundo inteiro. simboliza a representação do universo e de tudo o que há nele. Afinal, os círculos sugerem totalidade, unidade, completude, eternidade e o útero que carrega a vida.

Símbolo de harmonia e iluminação, tem o poder de reorganizar naturalmente as energias que estão ao seu redor pelo padrão simétrico ou assimétrico de sua forma e cor.

São bastante utilizadas na harmonização e cura de energias confusas de pessoas e em ambientes. Também é recomendada para prática de meditação.

No Tibet, Khyil-khor é a palavra que representa "o centro do universo onde um ser totalmente iluminado habita". Monges tibetanos levam muito a sério a arte de criar a mandala. Mais importante do que ver o resultado pronto é o processo de fazer, tanto que leva-se anos para aprender e, mesmo quando se está apto, são mais três dias de meditação.

As mandalas de areia são um tipo especial. Feitas em superfície plana com areia fina colorida afunilada através de um fino tubo de metal, criam formas circulares em 3 dimensões. Os detalhes e a beleza impressionam, como você pode ver nas fotos a seguir:








Detalhe: após finalizar, as mandalas são desmanchadas, simbolizando o desapego ao mundo material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário