segunda-feira, 28 de junho de 2010

O Eclipse na Astrologia

Um eclipse é um fenômeno celeste onde ocorre o ocultamento do Sol ou da Lua. Podem existir eclipses lunares e solares. Um eclipse solar ocorre quando a Lua está entre a Terra e o Sol. Se o disco inteiro do Sol está atrás da Lua, o eclipse é total. A média máxima de duração de um eclipse é em torno de 7 minutos. Um eclipse solar total só é visível, se o clima permitir, em uma estreita faixa sobre a Terra, chamada de caminho do eclipse.

Desde a antiguidade e em diversas culturas, os eclipses são considerados mensageiros de crises, desgraças, calamidades e sempre despertaram muito medo. Existiam muitos rituais, realizados de forma coletiva para apaziguar seus "efeitos maléficos". Os caldeus eram especialistas em calcular esses eventos e criaram um método chamado Séries Saros, onde cada eclipse possuía um significado especial.

Na astrologia mundial, seus efeitos coletivos são visíveis e fortes, normalmente seguidos de catastrofes coletivas nos locais onde ocorrem e em seu eixo oposto.

Os astrólogos contemporâneos, em sua maioria, atribuíram outras simbologias além das clássicas citadas acima. Originalmente a palavra Eclipse vem do grego e significando Desmaio. Tanto um eclipse de sol ou de lua, toca a cicatriz, abre a ferida e lembra de algum assunto adormecido, esquecido, ocultado. Um eclipse revela o que estava oculto, portanto, a crise e o medo.

No mapa astrológico individual, os eclipses ativam uma casa astrológica e sua oposta, propondo revelar os assuntos referentes ao que ele toca. Se em seu mapa astrológico o grau que ocorre o eclipse tocar um planeta, pode acontecer de a pessoa sentir antecipadamente, receber sinais do assunto que será, vamos dizer assim, retornado do desmaio!

Os eclipses solares têm significado diferente dos lunares, sendo semelhantes na questão em revelar a crise. No Solar, que é o eclipse desta data, são assuntos do presente (mesmo originados no passado, mas que permanecem no momento) confrontando com as consequências no futuro.

O Sol é a vitalidade, a auto confiança, a energia que abastece o espírito, é a luz da consciência e essa energia é tocada. Avaliações, julgamentos, a própria vitalidade e auto confiança podem passar por uma distorção, ser incompleta ou ter a necessidade de ser reavaliada para ganhar uma nova força. Promove novos ciclos de ações e de atividade, indicando a realização. O indivíduo passa a ter uma nova consciência sobre sua própria essência. Podendo revelar um tesouro adormecido, como o lixo que estava escondidinho. Portanto, o assunto revelado na crise toca a auto confiança, a vitalidade e a cosciência do indivíduo em seu mapa astrológico.

Os efeitos de um eclipse começam um mês antes da sua ocorrência e perduram por 6 meses após o evento. As pessoas nascidas com sol, lua, ascendente nos signos onde ocorre o eclipse captam a energia e sentem suas influências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário