terça-feira, 29 de junho de 2010

Olhos de Fazer Doer - O Sagrado Oculto

O título do post dá nome à exposição que relata fragmentos da impressionante personalidade que foi Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu.

Depois da exposição no Museu do Café (que, aliás, continua até o dia 18 de julho), estarei na Casa das Rosas expondo a obra inspirada nesta magnífica mulher. Ao lado de amigos artistas, junto com o curador da exposição, Gilson de Melo Barros, convido a todos para celebrarem no dia 1º de julho a abertura desta homenagem à Pagu e à inquietante sede de saber e de viver.

A obra

Retrato a aflição e o descontentamento da união da jornalista com seu primeiro marido, Oswald de Andrade. Sacrifício.

Aliás, o crucifixo é um objeto presente em diversos momentos na história de Pagu. Ora o amar torna-se tortura quando a leva para um caminho de amargura e desgostos. Ora a sociedade cobra, julga e derrama sua crítica implacável. Ora é preciso muito esforço em nome de um ideal. São muitos os martírios.

Na segunda obra, outros objetos destacam a via-crúcis do amor na vida de Pagu: revólver, buquê, rosas vermelhas, pregos...

... Mas, como obra não se explica, deixo a interpretação para vocês!

Ao todo, a exposição destaca três fases da vida dessa inigualável mulher. Sua adolescência, seu casamento conturbado e sua militância política estão muito bem representados entre tintas, colagens, fotos e recortes que inspiram, revelam e também instigam a quem as observa.

Através de uma técnica mista, a obra ganhou vida entre colagens e pintura que buscaram explorar a espiritualidade, a religiosidade - mesmo que oculta - em Pagu.

Uma coisa é certa. Todos os 300 convidados, entre políticos, artistas e admiradores da arte saíram instigados, ou melhor, saíram transformados pela riqueza da vida e obra de Patrícia Galvão.

Lembrando:
A exposição no Museu do Café fica até o dia 18 de julho. De terça a sábado, das 9h às 17h e domingo, das 10h às 17h. O endereço é Rua XV de Novembro, 95, no centro de Santos.

E dia 1° de julho, às 19h30, conto com a presença de todos na Casa das Rosas, que fica na Av. Paulista, 37 (Próximo à estação Brigadeiro do Metrô) - Bela Vista, São Paulo. Telefone: (11) 3285-6986 e (11) 3288-9447.

Na mídia:
- Unisanta

- Prefeitura de Santos

- Lu Fernandes Assessoria

- Catraca Livre - Folha de S. Paulo

Mais fotos:







Nenhum comentário:

Postar um comentário