quinta-feira, 10 de março de 2011

Alecrim - Rosmarinus officinalis


Planeta: Sol - Elemento: Fogo

alecrim é um arbusto rústico e persistente, atinge de 0,50cm até 2 metros de altura. Sua origem remonta às praias do Mediterrâneo,  do Latim ros marinus e  significa "orvalho do mar", devido a planta exalar um aroma forte e agradável. É uma erva empregada desde a antiguidade.
Os gregos e os romanos usavam coroas de alecrim em festas, como símbolo da imortalidade. Era utilizada principalmente para purificar o ar do quarto, onde se queimava a erva para purificar o ambiente. É uma erva utilizada para diversos fins.

Culinários: como tempero, tem um importante papel na digestão dos alimentos. Excelente para aromatizar vinagres e azeites.


Medicinais: Normalmente como chá,  e sua essência em cremes e na perfumaria. Seu óleo essencial contém, tanino, pinemo, cânfora e outros princípios ativos que lhe conferem propriedades excitantes, tônicas, estimulantes e é levemente adstringente e diurético. 
É uma erva que revigora e aumenta a disposição e a energia. Age como um anti-depressivo nos casos de esgotamento físico e mental.

Indicado: dores musculares, reumatismo,artrite, purifica o sangue, tônico do coração,estimulante, antiespasmódico e ligeiramente diurético. Atua sob a secreção biliar, ajudando em problemas renais, digestivos e intestinais. Alivia a dor de cabeça, estimulane do apetite. Hipotensão (pressão arterial baixa), ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.


Banho: favorece a cicatrização em problemas de pele. É bom para o cabelo, estimula a circulação do couro cabeludo e o crescimento de cabelos, sendo usado contra caspa e para prevenir a queda dos fios.

Religiosos e espirituais: utilizado em templos, igrejas, nos cultos de umbanda e camdomblé, o alecrim é queimado como incenso e utilizado em banhos. O seu óleo é utilizado até aos nossos dias, para unção por padres e por curandeiros e benzedeiras. Os egípcios usavam o alecrim em seus ritos de passagem da vida para a morte, visto que os túmulos têm vestígios da planta. É considerada em todos os cultos como uma erva sagrada por simbolizar a fidelidade e a coragem. Sua principal função na espiritualidade é a purificação e limpeza de energias de inveja, mau olhado, quebranto em bebês e crianças. Manter o alecriam no ambiente promove alegria, ânimo e lembranças felizes. Lavar as mãos com a infusão da erva ou em escalda pés, afasta energias negativas acumuladas ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário