quinta-feira, 7 de abril de 2011

As Cores na vida

Algumas evidências científicas sugerem que a luz de diversas cores, que entra pelos olhos, pode afetar diretamente o centro das emoções. Cada um de nós responde à cor de uma forma particular.
As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores, em virtude de alguns fatores determinantes. Sua escolha pode estar baseada em seu tipo de personalidade, nas condições circunstanciais de sua vida ou em seus desejos e processos mentais mais íntimos, profundos e até inconscientes.
As pessoas não escolhem necessariamente uma cor porque ela é boa para si próprias, mas porque gostam da cor, mesmo que esta possa ser contrária às suas necessidades.

Existem muitos testes psicológicos, que foram desenvolvidos para nos ajudar a conhecer mais sobre nós próprios, por meio do poder da cor. A atração forte de uma pessoa pelo vermelho indica o tipo de personalidade afirmativo e extrovertido, de alguém que tem vontade firme, enquanto a aversão a essa cor sugere um indivíduo tímido e provavelmente isolado da sociedade.

A publicidade e propaganda, a decoração, moda, arquitetura e design são profissões que mais utilizam seus significados para complementar e dar vida aos seus objetivos. Nas artes um pintor não vive sem as cores. A cor é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, merece uma atenção especial.
É um componente com grande influência no dia a dia de uma pessoa, interferindo nos sentidos, nas emoções e intelecto. A beleza das cores só se revela por inteiro em contato com o olhar do observador, seu efeito estético influência o psiquismo humano, sendo por vezes harmonico ou não.

A cor ao longo da história enriqueceu sua subjetividade e contribui até os dias de hoje nos atos religiosos, comemorativos, políticos e fúnebres. É o principal elemento à ação social pois imprime em si um código cromático com um significado que causa uma reação interna na memória associativa de um indivíduo.

Fontes: Da cor à cor inexistente – Israel Pedrosa
           Psicodinâmica da cores em comunicação – Modesto Farina
           As Cores em Sua Vida - Howard & Dorothy Sun 

Nenhum comentário:

Postar um comentário