sexta-feira, 8 de abril de 2011

O Vermelho


A palavra vermelho tem sua origem no latim vermillus, que significa "pequeno verme", remetendo-se à cochonilha, inseto do qual é extraído o corante carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. A cor também é conhecida como escarlate ou encarnado. O prefixo grego para vermelho é eritro-. Trata-se de uma cor-luz primária e cor-pigmento secundária, resultante da mistura de amarelo e magenta. O vermelho é associado com a cor do sangue, algumas flores (especialmente rosas), e frutas maduras (como maçãs, morangos e cerejas). O fogo também está altamente ligado à cor, assim como o sol e o céu ao pôr-do-sol. Após a ascensão do socialismo na segunda metade do século XIX, o vermelho passou a ser utilizado também para descrever movimentos revolucionários.

É a cor típica e distintiva dos cardeais, na política costuma ser associado com a esquerda, o socialismo e de uma forma geral o comunismo, é associada ao Natal, na Igreja Católica é o sangue derramado por Cristo e pelos mártires, além de indicar a caridade, é cor do coração simbolizando o Espírito Santo,  nas artes marciais, quase sempre a faixa vermelha é a segunda mais difícil de ser obtida, depois somente da faixa preta.

É indicada para ser utilizada em ambientes para estimular a circulação rápida e o impulso para consumir. Na Cromoterapia é indicado para pessoas tímidas, retraídas e sem motivação. Revigora a coragem e a força de vontade. No Feng Shui é uma cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade, em pequenas doses, no quarto de casal, ativa a sexualidade, pois é uma cor excitante e estimulante. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, competição e explosões de humor .

Traz vigor e atenua a inércia, a melancolia, a tristeza, a depressão e a letargia. Essa cor transfere a energia necessária à reconstrução e à fortificação do corpo. Ela é particularmente útil para as fases de esgotamento ou baixa resistência. O vermelho é uma cor quente de natureza extrovertida. É uma cor estimulante e promove vitalidade e energia. É a cor do sexo, do orgasmo e prazer. Faz a adrenalina circular no organismo e estimula a produção de hemoglobinas, aquece o corpo e estimula o sistema nervoso. É exitante e promove ação, iniciativa e competição. Aumenta a atenção e é uma cor que motiva e ativa a vontade e a paixão.

Pessoas que têm preferência pelo vermelho possuem personalidade guerreira, combativa, estrategistas, gostam de mudanças, não temem a nada e são elétricas, automotivadas, apaixonadas e se impõem sem terem a preocupação com a discrição. Sua sexualidade é forte e intensa, são conquistadoras natas, sedutoras, sensuais e possuem o poder de liderar.  No amor, pulam de paixão em paixão, até encontrar o companheiro que toca o coração e assim são fiéis até que a morte os separe. São pessoas fortes e quando em desarmonia tornam-se fúriosas, violêntas, brutais e cruéis. Seu lema é: " Um boi para não entrar e a fazenda inteira para não sair". Perdem uma batalha, mas jamais uma guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário