domingo, 10 de abril de 2011

Você escolhe ou é escolhido?

Em tempos de mercúrio retrógrado, é legal aproveitar a oportunidade e rever os conceitos de escolhas, revisar as relações amororas, se harmonizar com aqueles que nos são importantes e quem sabe escolher a boa comunicação e limpar aquilo que ficou no passado mal resolvido. Uma comunicação clara, principalmente internamente, oferece uma boa escuta dos sinais externos que a vida nos envia. O silêncio muitas vezes é uma arma mortal, que incomoda, machuca, perturba, porque se existem perguntas, esperamos respostas. Talvez não recebamos a resposta desejada, mas sempre esperamos que haja resposta.


No conceito Taoísta a não-ação / wu wei - do livro Tao Te Ching - cap. 37 - “O caminho é uma constante não-ação que nada deixa por realizar.”
Este verso traz um dos conceitos fundamentais do significado da não-ação. Este conceito pode ser confundido com não fazer nada, não agir. É não deixar de fazer as coisas porque se está premeditando ou intencionalmente evitando fazê-las. Não-ação é fazer as coisas com o coração transparente e quieto. É na verdade uma ação sem intensão e assim naturalmente tudo será feito.


Esse é um texto de Rosana Braga que quero compartilhar aqui no blog.


"Que a vida é feita de escolhas, não resta dúvida. Escolhemos a todo o momento, seja consciente ou inconscientemente. Inclusive, até a decisão, também consciente ou não, de não escolher, é uma escolha. E algumas vezes, uma das mais perigosas!
Acontece que, por falta de autoconhecimento ou até mesmo por medo de descobrir que o momento é de espera e de não saber lidar com a ansiedade que esta expectativa provoca, muitas pessoas se deixam escolher e depois simplesmente se lamentam pelas conseqüências, como se nada pudessem ter feito.
Quando se trata de relacionamentos amorosos, a preferência por se deixar escolher é mais frequente do que imaginamos. Talvez seja a razão por que tantas pessoas se dão conta, depois de algum tempo, do quanto poderiam ter evitado algumas catástrofes emocionais, se tivessem sido mais imperativos no momento da escolha, se tivessem dado ouvidos à sua intuição ou aos sinais que a vida mandou... Porque ela sempre manda!
Sim, é verdade que existe um dito popular avisando que "quem muito escolhe acaba escolhido". Entretanto, o lembrete serve para nos alertar sobre o excesso de críticas, o orgulho exagerado ou a análise que paralisa, que impede a tomada de decisão.



Leia na íntegra: http://www.stum.com.br/conteudo/c.asp?id=10768

Nenhum comentário:

Postar um comentário